Relato do Evento Sò as Manas - 2015

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Relato do Evento Sò as Manas - 2015

Mensagem  gatos de satanás em Qua Nov 02, 2016 12:54 pm

No dia 31 de Janeiro de 2015 houve o evento organizado pela coletiva feminista radical MANAS CHICAS em SP.

O evento estava cheio e contou com 3 salas de debates, todas cheias de mulheres, incluindo menores de idade e suas mães.


A primeira roda de debate consistia em "Liberdade a serviço de quem? A nudez no feminismo", o diálogo começou com questionamentos de como a nudez feminista é vista pela sociedade atual, e como grupos feministas atuais apresentam essa nudez como militância. Foi discutido a efetividade dessa nudez, se era uma estratégia politica que traz efeito. O diálogo continuou com a ideia de corpo da mulher dentro dos padrões, como a mídia traduz essa nudez no feminismo apenas demonstrando as mulheres que são dentro dos padroes de beleza, e que mulheres que não estão são consideradas perigosas ou simplesmente apagadas.
Discutimos tbm a ideia de empoderamento, se ela é uma ideia válida, se tem algum fundo politico que podemos usar. Uma moça falou que salto, maquiagem podem ser meios de empoderar, mas outras mulheres discordaram dessa opinião, mostrando que essas ferramentas ainda são patriarcais.

Depois houve a oficina "beleza feminilidade e violência", em que consistia primeiramente de analisarmos revistas de diversos assuntos sobre a visão feminista. entre as revistas tinha sobre crianças, vegetarianos, negócios, tv etc. Todas as revistas colocava a mulher sempre como objeto de beleza. Pontuaram que em um ranking de pessoas influentes, as mulheres eram modelo, ou cantora, e homens era empresários e donos de empresas. Na revista sobre vegetarianos não havia uma reportagem com mulheres, apenas homens falando, na revista sobre crianças há uma sexualização dessas, nas poses das fotos e utilização de maquiagem. Após a fala de todas, foi feita um discussão e após as mulheres recortaram as revistas e montaram as imagem que lhes interessavam juntamente com a mensagem que queriam passar. Essas mensagens serão posteriormente transformadas em zines pela Coletiva.

"Da delicadeza à exploração, genero, classe sexual e sujeito politico do feminismo em discussão" foi o segundo debate, onde começou a se conversar sobre todas as estruturas que fazem da mulher uma classe, e como ela está inferior a classe masculina. Questionamentos sobre como e porque essa exploração exista foram levantadas e debatidas, assim como relatos cotidianos de violência contra a mulher. Foim uma roda de conversa sobre as raízes do patriarcado e seu sistema de exploração.

Após houve um cine debate sobre prostituição, onde um filme ainda incompleto que está sendo produzido pelas manas chicas foi passado. Durante o debate uma das moças presentes teve seu depoimento lido sobre sua vivência como prostituta.

Após veio a noticia de que trans estariam ameaçando invadir o evento, e a diretoria da Acepusp ameçavas as Manas Chicas de expulsão por causa de transfobia. O que ocorreu foram ligações insistentes desde o inicio do evento e ameaças constantes. A responsabilidade caiu em cima da integrante da coletiva que trabalha no local. Mas não houve expulsão.

Sobre a GARRa, fizemos falas, nossos zines foram bem recebidos e percebemos muita receptivdade das mulheres. As mulheres do coletivo às raízes de curitiba demonstraram interessem em estreitar laços, assim como as mulheres das Manas Chicas.
avatar
gatos de satanás
Admin

Mensagens : 268
Data de inscrição : 03/11/2011

http://ensaiolucidez.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum