Esboço do Manual de Segurança

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Esboço do Manual de Segurança

Mensagem  gatos de satanás em Sex Jan 20, 2017 11:20 pm

Manual de Segurança da militante feminista radical

Ao entrar na GARRa Feminista, você passa a ter acesso aos canais de comunicação e aos documentos online e offline (finanças, alguns manuais) da grupa. Todos os documentos, exceto a carta de princípios, são secretos, e não devem ser mostrados a ninguém fora da grupa, e nem discutidos com qualquer pessoa que não faça parte da grupa. Alguns deles são extra-sigilosos e não devem existir online, sendo permitido apenas cópias físicas, e não devendo ser transmitido via rede em nenhuma circunstância.
Os canais de comunicação da GARRa, como grupo de whatapp e fórum também são sigilosos e em hipótese nenhuma pode ser visto ou acessado por pessoas de fora da coletiva.
Em caso de vazamento a pessoa responsável poderá sofrer as punições contidas no estatuto.

Este manual lista noções de segurança básica imprescindíveis para a segurança e efetividade de nossa atividade política, e também algumas noções avançadas que podem ser úteis em determinados contextos. Lembre-se sempre que não é apenas a sua segurança que está em risco se você não se ater às medidas que listamos aqui, mas a de todas as mulheres da grupa, e por consequência, a longevidade e o sucesso do nosso movimento.

Recuse mensagens de pessoas que a colocam em risco ao desrespeitar as noções básicas de segurança. Você tem o direito de se recusar a ajudar pessoas que buscam ajuda quando elas colocam em risco a sua segurança e a da sua coletiva. Se ocorrer um caso assim, encerre a comunicação explicando que não responde a mensagens deste tipo.
Se alguma mulher entrar em contato por vias não seguras pedindo ajuda, sem descrever a situação, verifique se ela é conhecida por alguém da coletiva, ou é próxima de alguém que é próxima a nos; marque de encontrá-la em um local público porém discreto, e vá acompanhada por pelo menos uma membra da coletiva.
Não vá sozinha a reuniões ou eventos políticos relacionados a feminismo/gênero que sabidamente terão ou podem ter ativistas trans; chame uma companheira ou ao menos uma pessoa muito próxima de confiança e que você sabe que em uma situação crítica (como ameaças, violência e/ou escracho) conseguirá agir pela segurança dela e pela sua.

Se você têm alguma doença que necessite de atenção (como ansiedade, síndrome do pânico, depressão, ou condições físicas como diabetes ou alergias extremas) que podem fazer com que você fique vulnerável durante uma situação de conflito, seja ela qual for (enfrentamento de violência masculina, seja ela em eventos políticos ou em casos de violência contra mulheres em contextos diversos, ou enfrentamento de violência policial), informe a coletiva para que possamos estar cientes e traçar estratégias para a sua segurança e para a segurança de todas.
Segurança na Internet:
Liste todas as contas de redes sociais e serviços online que você puder lembrar. Verifique as informações que você publicou no passado nestas redes, antes de você ter consciência das questões políticas que te motivaram a fazer parte da GARRa Feminista. Apague qualquer postagem ou comentário que vá contra o que você defende atualmente, bem como postagens que podem te colocar como alvo de um movimento anti-feminismo radical (incluindo declarações pejorativas sobre pessoas trans ou transativistas).
Liste todos os usernames que você costuma usar em redes sociais e outros serviços online (webapps, sites de downloads, aplicativos de celular que pedem para que criemos contas com email e senha).
Se você usa seu nome verdadeiro em redes sociais, troque seu sobrenome por algum nome genérico. Isso permite que as pessoas que te conhecem entrem em contato, e ao mesmo tempo protege um pouco sua identidade para pessoas que possam tentar utilizar suas redes sociais para conseguir informações mais sensíveis, como relacionadas ao seu emprego e à sua moradia, ou mesmo para te colocar em "listas" de perseguição a feministas radicais.
Não fale sobre qualquer coisa ilícita no telefone ou na internet, seja por voz ou mensagens, em linhas fixas ou móveis, por SMS, por Whatsapp ou Telegram, redes sociais, email ou mesmo serviços como Rise Up, mesmo através de códigos como "dor de barriga", "verme" e etc.
Ative em todas as suas redes sociais e emaisl a ‘Senha por dois passos’ onde além da combinação da senha, também é enviado ao seu celular um número código de acesso. É uma maneira segura de evitar que sua conta seja hackeada por masculinistas ou transativistas.

 Senhas:
Considere todas as suas senhas em serviços online, bem a senha do seu computador pessoal e celular. Você usa senhas fáceis (aniversários eu ou de alguém, sequências numéricas)? Você usa senhas repetidas? Se a resposta é sim para qualquer uma das perguntas, troque todas as suas senhas.
Se você tem dificuldades de lembrar, faça o seguinte: em vez de números e símbolos, escolha uma frase aleatória. Algo como "Meu sapato está furado"[NUNCA use uma frase idêntica a esta], com acentos e maiúsculas. Vá trocando aos poucos cada senha, para ter tempo para memorizar todas as frases. Tente trocar uma por semana, e faça isso primeiro com as suas contas mais importantes: as contas que você usa para se comunicar com a coletiva, e em seguida as contas em serviços que alguém pode usar para se passar por você e se comunicar com outras pessoas, como seu email pessoal e sua conta no Facebook e no Twitter.

Uma alternativa é usar um gerenciador de senhas, como o Last Pass, onde ele modifica as suas senhas, colocando elas em dificuldades maiores e você precisa apenas lembrar da senha do programa. Que obviamente precisa ser forte.
Instale o aplicativo Signal (anteriormente conhecido como Text Secure) no seu celular: ele é criptografado, e mais seguro que Whatsapp ou Telegram), e se comunique com as pessoas da sua coletiva preferencialmente por ele. Lembrando que a proteção oferecida pelo aplicativo só funciona quando as duas pessoas se comunicando têm o aplicativo instalado.
Evite entrar em redes sociais em computadores que não são seus, ou que oferecem riscos. Sempre olhe as configurações de suas redes sociais e veja se você está logado em um computador que não seja o seu.

Facebook:

No Facebook recomendamos que coloque seus dados pessoas com visualização somente para você, isso inclui seu e-mail que está atrelado a sua conta da rede, dados de onde você trabalha, quem são seus parentes e marcações que pessoas podem fazer de você. Desative também a marcação de localização nas fotos.
Altere seu nome para que o endereço do facebook não aparece ele, assim ao invés de “https://www.facebook.com/seu.nome.aqui” tenha “https://www.facebook.com/nome.fantasia”

Fórum da GARRa:

Nunca fale com nenhuma pessoa externa à coletiva que a GARRA possui um fórum. Nunca divulgue o endereço em hipótese alguma.
Ao se inscrever use uma senha forte com pelo menos 8 caracteres, incluindo números e caracteres especiais (como . , : @#&*) e use um nick name.

Email:

Utilizar programas como mozilla Thunderbird para acessar o seu email, evitando utilizar o browser. O thunderbird aceita diversos tipos de criptografias sendo o recomendado o enigmail. 
Se possível tenha uma conta Rise up, onde o e-mail não é armazenado como no caso de outras empresas, como google e hotmail. Caso haja interesse em ter uma conta converse com membras da coletiva para auxiliar na criação de um. 

Computador pessoal:

Especialmente se você mora em um local compartilhado, como a sua família, com uma namorada ou um namorado, com colegas de faculdade ou em dormitórios da universidade, ou em qualquer situação em que alguém têm acesso físico ao seu computador com certa facilidade, coloque uma senha forte no seu aparelho, para além das próprias senhas nos serviços online.
Configure seu computador para pedir senha após passar algum tempo inativo.
Configure também para que seja necessário apertar Ctrl+Alt+Del para fazer login, prevenindo assim tentativas de copiar sua senha através de programas que imitam a interface de login.
Certifique-se que o Firewall do seu computador está ativo.
Mantenha um anti-vírus atualizado (sugestão: ?) e configure-o para fazer scans periódicos do seu computador.
Se seu computador estiver se comportando de maneira estranha, escanei-o imediatamente para ver se não é vírus. Vírus podem copiar seus dados, registrar o que você digita e enviar para alguém remotamente, via internet, e isso pode colocar você e sua coletiva em risco político ou legal.
Se você tem seu próprio computador, instale um add-on que impeça que sua navegação seja rastreada, como o ____. Sugestão: Instale também um Ad-Block (bloqueador de anúncios) para navegar online sem ver propagandas.
Prefira um buscador que não registre seus dados. O DuckDuckGo é uma boa alternativa ao Google, ao Bing e similares. Você ficará surpresa ao notar as diferenças nos resultados relacionados a política entre eles. Faça o teste.
Sempre que possível, dê preferência para softwares de código livre, que têm o potencial de ser mais seguro. Como alternativa ao Google Chrome, prefira o Mozilla Firefox, por exemplo.
Não instale aplicativos de origem desconhecida ou não confiável, eles podem conter funções indesejadas ocultas, ou instalar outros programas junto com o original, como spywares ou adwares, que podem comprometer sua segurança, e, por consequência, a segurança de todas as pessoas que têm contato com você.
Prefira sempre baixar direto do site do desenvolvedor, e leia resenhas online ou pergunte a pessoas confiáveis antes de instalá-los. Evite sites de terceiros, como Baixaqui ou similares, ou sites de compartilhamentos de arquivo como 4shared.
Tome cuidado com arquivos compartilhados via correntes de email ou whatsapp, como apresentações de Powerpoint.
Ao baixar arquivos como vídeos de filmes ou seriados na internet, tome cuidado com a origem. Não baixe de qualquer site só por que foi fácil. Torrent pode ser uma opção segura, se você aprender a utilizar corretamente.

Limpe seus dados de busca, histórico e cookies com frequência.

Considere trocar seu sistema operacional por Linux, ou pelo menos instalá-lo paralelamente em Dual Boot no seu computador pessoal. O Linux é um sistema mais seguro, e aprender a utilizá-lo pode nos trazer habilidades valiosas relacionadas a informática. Existem várias distribuições fáceis de se usar e inclusive recomendadas para computadores menos potentes ou mais antigos. 

O sistema Linux não pega vírus e não é fácil de ser hackeado como um sistema windows ou o Mac. Além disso ele oferece camadas de criptografia dos dados pessoais.

Computadores compartilhados (trabalho, faculdade, família):
Sempre que for necessário logar nas suas contas online em computadores compartilhados, sejam eles ocasionais (computadores de amigos ou lanhouses) ou rotineiros (trabalho, família), abra uma janela anônima ou privada apertando o atalho "Ctrl+Shift+N" (Google Chrome) ou indo até o menu do seu navegador.

Celular:

Se você usa senhas do tipo junte os pontos, troque-a por uma senha numérica segura.
Se você não usa senhas, coloque uma senha numérica.
Não empreste seu celular para pessoas não-confiáveis e/ou desconhecidas. Se alguém pedir para usar seu celular para entrar em contato com a polícia, peça detalhes sobre o caso e faça você mesma a ligação. Se a pessoa for pedir para enviar uma mensagem para alguém, peça o número da pessoa e digite você mesma. Se for muito necessário que alguém faça uma ligação usando seu telefone, desligue sua internet, limpe todas as notificações, peça o número para o qual a pessoa quer ligar e realize a discagem você mesma. Seu celular contém informações e acesso a informações e pessoas relacionadas à sua atividade e a de suas companheiras, e compartilhá-las pode colocar todas em risco (desde coisas mais brandas como um grupo político anti-feminismo radical olhar o que nós falamos ou vazar algo para nos prejudicar, até casos mais graves de pessoas em busca encontrar ou fabricar evidências que possam nos incriminar). Tenha consciência disso.
Não deixe seu celular sozinho nos lugares, tome cuidado onde colocou seu celular para carregar.
Não instale aplicativos de origem desconhecida ou não confiável, como arquivos ".apk" encontrados na internet, ou com baixa reputação nas lojas de aplicativo. Se tiver dúvidas, leia os comentários e pesquise na internet antes de instalar. Leia os termos de uso, se algum aplicativo simples, como um aplicativo de papéis de parede, pede acesso excessivo a suas informações e ao aparelho, como acesso à câmera e ao microfone, suspeite. Aplicativos maliciosos podem comprometer a sua segurança, e, por consequência, a segurança de todas as pessoas que têm contato com você.
Ao acessar a internet do seu celular utilize navegadores como o duck duck go, acionando o Tor, ou um vpn como o “open VPN”.

Não ande com o gps ligado, apenas em momentos de necessidade. Se você possui uma conta google atrelada ao seu android, entre no site de configurações pessoais, “controle de atividades” e desmarque a opção de “atividade de voz e audio”. Esse recurso deixa o microfone do seu celular sempre ligado podendo gravar conversas mesmo se você não estiver utilizando seu celular.
Limpe seus dados de busca, histórico e cookies com frequencia.

Criptografia:
Considere criptografar seu HD inteiro (o disco do seu computador que guarda suas informações). Essa prática impede que suas informações sejam adquiridas caso seu computador seja roubado ou apreendido pela polícia. Mesmo que você não tenha informações sensíveis no seu computador e/ou siga estritamente as noções de segurança deste manual, criptografar seu computador é uma boa decisão, pois quando mais pessoas adotam a prática, menos visadas ficam as pessoas que adotam por qualquer motivo que seja. Precisamos popularizar esta prática para a segurança de todas e todos os militantes de movimentos sociais.
Também é possível criptografar o seu celular, o que é desejável pelos mesmos motivos listados acima.
E a dica mais importante de todas: se não souber o que fazer, se tiver dúvidas, se sentir ou achar que algo está estranho ou se você cometer algum erro que não sabe consertar, PEÇA AJUDA. Sua coletiva está aqui para te apoiar, inclusive nos casos em que você errar. Não tenha medo de pedir ajuda!

Segurança em atos/eventos/protestos:
Primeiramente antes de participar de atos, pense se você tem condições, seja franco com você e com suas companheiras. O ato de rua é um compromisso que pode ser imprevisível e você tem de estar preparado para qualquer mudança brusca.
Não vá para atos sozinha, avise primeiramente suas companheiras de coletiva que você está indo para um ato no qual não foi dicutido previamente, e tente conseguir uma companheira para ir com você. É uma questão de segurança, pois toda a coletiva estará ciente de sua participação e caso algum problema ocorra poderemos nos mobilizar para ajudar.
A postura de uma militante da GARRa feminista em atos não deve ser leviana, não deve ser infantil e deve ser condizente com o colocado na carta de método e conduta. Atos não são brincadeiras, e qualquer negligência ou descuido pode ser responsável por consequências graves, como prisão ou até mesmo ferimentos.
Os atos que participaremos como coletiva serão planejados com antecedêcia e todas as membras que decidirem participar deverão prestar atenção nas recomendações dadas pela liderança temporária escolhida.
Antes do ato: a escolha da roupa é essencial, sempre vá em atos com roupas confortáveis (pense que sempre pode haver a necessidade de correr de alguém ou da polícia), vá com pernas cobertas de preferência, pois ajuda na proteção, calçados fechados e confortáveis. Leve uma mochila para que possa colocar com segurança todos os seus pertences. Bolsas podem ser facilmente extraviadas.

Leve sempre uma garrafa pessoal de água, e um alimento para emergências, biscoitos em embalagens pequenas são recomendados.
Em caso de atos mais perigosos as recomendações serão passadas por reuniões.
A postura durante o ato deve ser de seriedade, fique sempre atenta ao seu redor, pois pode ter pessoas má intencionadas esperando um momento para nos agredir. Caso veja uma pessoa assim comunique imediatamente com a liderança temporária.
Nunca saia da aglomeração da coletiva sem avisar a liderança temporária, e muito menos sozinha. Isso a coloca em risco e coloca toda a coletiva também em risco. Em atos a sua vida e a das suas companheiras são responsabilidades de todas da coletiva. Não cause problemas.
Não fume, não faça uso de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas durantes os atos e em eventos pós-atos. A GARRa tem uma discussão ampla sobre todas essas questões, embriaguez e intoxicação podem causar problemas para a membra, e por consequência causa problemas para a coletiva. Caso a membra viole essa regra será punida de acordo com o estatuto da coletiva.
IMPORTANTE: Se você têm alguma doença que necessite de atenção (como ansiedade, síndrome do pânico, depressão, ou condições físicas como diabetes ou alergias extremas) que podem fazer com que você fique vulnerável durante uma situação de conflito, seja ela qual for (enfrentamento de violência masculina, seja ela em eventos políticos ou em casos de violência contra mulheres em contextos diversos, ou enfrentamento de violência policial), informe a coletiva para que possamos estar cientes e traçar estratégias para a sua segurança e para a segurança de todas.
Em casos de enfrentamentos diversos, nunca o faça estando sozinha. Avalie sempre as condições, inclusive as suas: você é capaz de enfrentar essa pessoa? Estará segura se o fizer? Conseguirá evitar possíveis agressões? Terá respaldo jurídico depois?
Evite brigar com homens bêbados, evite beber e brigar com homens, caso uma das membras esteja nessa posição avalie a questão. Se não houver necessidade de apoiar a briga, retire calmamente a companheira de perto do homem. Sempre mantendo a calma e acalmando a companheira.
Se for necessário o uso de violência física faça-o para que você e suas companheiras fiquem seguras, ou uma mulher em vulnerabilidade. Mas não o faça por motivos de querer agredir homens.



avatar
gatos de satanás
Admin

Mensagens : 262
Data de inscrição : 03/11/2011

http://ensaiolucidez.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum